segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Pintura em Garrafas




Fuxicos



Envelhecimento com Relevo


Material

Caixa de madeira oval
Lixa para madeira n.220
Pincel de pêlos macios
Luvas descartáveis, estopa, álcool, cotonete, pano para limpeza
Lápis preto, ponteira
Papel vegetal e carbono
Tinta Relevo 3D Brilhante na cor branco
Goma Laca Incolor
Betume em Cêra
Diluente Eco Corfix
Pasta Metálica na cor ouro pálido


Modo de fazer:


Lixe a peça e retire o pó. Aplique uma demão de goma laca e aguarde secagem por 1 hora. Lixe a peça novamente e retire o pó.

Com o auxílio do papel vegetal e do carbono, transfira o risco para a caixa, utilizando uma ponteira ou caneta sem carga. Aplique a tinta relevo branca sobre o risco em toda a apeça, utilizando o prórpio bico do frasco como aplicador. Não pressione demais o frasco para a aplicação não sair muito grosseira. Deixe secar completamente por 24 horas.

Utilizando a estopa, aplique o betume em cêra sobre a caixa e a aplicação da tinta relevo.
Espalhe bem o betume e já vá retirando o excesso.

Continue limpando, deixando algumas partes mais escuras, sem retirar demais o betume, e outras mais claras, retirando bem o excesso.

Utilize o cotonete para limpar melhor e umedeça-o com o diluente eco para passá-lo nas aplicações da tinta relevo. Aguarde secagem por 1 hora.

Utilizando os dedos, aplique a pasta metálica Goldfix na peça delicadamente, sem deixar excessos. Não aplique em todas as partes, passe a pasta somente em algumas partes do desenho, para contrastar. Após 24 horas de secagem, lustre a peça com uma flanela.

Decoupage com Papel de Seda e Craquelê com Cola


Material

- caixa bailarina ou de mdf;
- tintas pva branca e rosa pele;
- pincéis, rolinho, lixas e malha;
- papel de seda branco;
- cola cascorez rótulo azul;
- papel para decoupage;
- tinta à óleo verde escuro;
- aguarraz.

OBS: No comércio você encontra papéis de seda estampados, que poderão servir de base para suas peças ou mesmo se converterem na atração principal, já que os padrões são variadíssimos. Podem ser usados também apenas para colagem, sem textura (sem amassar). Lembrar que, nesse caso, a pintura de base deverá ser clara e que após a colagem deverá impermeabilizar com cola cascorez diluída 1:2, deixar secar e envernizar, ignorando o resto do passo a passo.




1-Usar uma caixa de papelão ou MDF.
2-Por fora pintar de branco e por dentro de rosa pele, por dentro três demãos, por fora duas, seguir todos os passos de pintura básica.
3-Pegue uma folha de papel de seda branco e amasse e depois desamasse sem retirar completamente os vincos.
4-Com cola diluída, cole o papel por sobre toda a superfície em que deseja aplicar a textura (não passe cola na peça toda de uma vez, trabalhe em áreas pequenas, senão a cola seca). Vá posicionando o papel a seu gosto, mais ou menos enrugadinho.
5-Deixe secar completamente.
6-Pinte a área já coberta com papel toda de branco de novo e deixe secar bem.
7-Agora também trabalhando por áreas, pincele uma camada generosa de cola pura e antes que a cola seque, "deposite" a tinta PVA branca. Faça isso em toda a área do papel e deixe secar completamente
8-Com um pouquinho de pigmento à óleo nos dedos, diluído em aguarrás passe por toda a superfície da textura e retire o excesso com uma malha limpinha. Nesta peça foi utilizado o pigmento verde para contrastar com a folhagem, mas pode ser usada duas cores de tinta, a primeira antes, e a segunda cor depois do papel, sobre a cola (como a cola seca e adquire transparência total, obteremos um craquelado cujas gretas deixarão transparecer a cor da primeira tinta utilizada), nesse caso não há necessidade de realçar com pigmento.
9-Faça a decoupage como de costume.
10-Utilize verniz spray semibrilho por dentro e por fora.
11-Se quiser, poderá se realizado a decoupage por dentro da tampa para dar um charme especial.